Eu, Você e Deus

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O ciúme e a inveja


Aristóteles definia ciúmes como o desejo de ter o que outra pessoa possui. Embora o ciúme simplesmente cobice a riqueza e a honra dos outros, a inveja é algo que se faz acompanhar de rancor, com o sentimento de infelicidade produzido por presenciarmos a vantagem ou a prosperidade do outro.
O ciúme e a inveja são sempre seguidos da contenda. Os ciumentos estão associados com a contenda, com a ira, com as disputas, as maledicências, a difamação, a arrogância e as perturbações.
Como corrigimos o espírito invejoso e ciumento em nós mesmos?
"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos" (Romanos 12:15-16). "Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo" (1 Pedro 3:8-9).

Há diferença entre ciúmes e inveja?
A Inveja ‘é o meu desejo sobre algo que não possuo’.
O Ciúme ‘surge quando possuo algo, mas, existe a ameaça de perdê-lo. É a dor da possibilidade de perder algo precioso a favor de outra pessoa’.

* confira na íntegra:
* FONTE: http://vida-radical.planetaclix.pt/ciumes.htm
* FONTE: http://www.estudosdabiblia.net/a11_7.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário