Eu, Você e Deus

quarta-feira, 16 de março de 2011

A Natureza e a cura da humanidade


Quanto tempo você gasta durante o seu dia em contato com a natureza? Por “natureza” não me refiro somente a bosques, florestas, praias e montanhas, mas ao ar fresco, à luz solar, à observação de uma flor, ao contato com um animal, ao uso de água fresca, ao desfrute de uma alimentação saudável, ao contato com a terra.

Talvez seja difícil para você avaliar esta possibilidade pensando no seu dia atarefado o qual demanda tempo em ambientes fechados, ar condicionado, janelas com persianas, luz artificial, computador à sua frente, fumaça dos carros, lotação dos ônibus e metrôs, buzinas do engarrafamento e a pressão interna de ter que dar conta de mais do que caberia em um espaço de 24 horas. Ter hora para a natureza? Não parece ser tão relevante assim, em meio a tantos compromissos.

No entanto, a natureza e o ambiente natural atuam positivamente em nossa saúde física e mental porque saímos de um ambiente artificial produtor de estresse e damos ao nosso corpo e à nossa mente a oportunidade do descanso.

Compartilho com você algumas coisas simples que você pode fazer durante o seu dia ou em um dia da semana, ou em alguns momentos da semana que beneficiarão a sua saúde:

1. Se você trabalha ou estuda o maior tempo do dia em ambientes fechados, dê a você mesmo 10 ou até mesmo 5 minutos pelo menos para sair um pouco do ambiente, caminhar ao sol e respirar calmamente. Neste momento, desligue-se das questões trabalhadas ou estudadas e “curta” o ar livre e o sol. Provavelmente você se sentirá mais relaxado e bem disposto ao continuar suas atividades. É comprovado que a exposição à luz solar aumenta o nível de melatonina no sangue à noite, o que dará a você, também, um sono mais restaurador.

2. Prefira exercícios físicos ao ar livre à academias fechadas e com pouca ventilação. Os benefícios físicos podem ser os mesmos, mas a mente consegue relaxar mais quando em ambientes naturais como um parque ou outro lugar no qual você possa sair para fazer uma caminhada ou algum esporte. Os exercícios físicos elevam o nível de hormônios que diminuem a ansiedade e a depressão.

3. Água: precisamos hidratar o nosso corpo para que ele funcione da melhor forma possível fisicamente e mentalmente. Portanto, tome pelo menos 8 copos de água por dia entre as refeições. Evite tomar líquido durante as refeições porque dificulta a digestão do alimento. Acostume-se a tomar um copo d’água 30 minutos antes da refeição e o próximo copo somente 1h30 após a refeição, a fim de não atrapalhar a digestão! Você se sentirá bem melhor.

4. No mundo agitado de hoje, tendemos a respirar de forma muito curta, expirando e inspirando rapidamente, sem usar a total capacidade de nossos pulmões. Por isso, comece a praticar respirações mais pausadas e mais longas! É comprovado cientificamente que a respiração pausada, mais longa e mais profunda, alivia a ansiedade, equilibra o apetite, melhora a digestão e colabora para um sono melhor.

5. É observado que o contato com a terra alivia o estresse. Se tiver oportunidade, tenha um cultivo de frutas, verduras e legumes. Caso você não tenha espaço para isto, plante uma flor ou cultive temperos (que requerem um espaço pequeno de terra, até mesmo em vasos – cebolinha, orégano, salsa, etc). Mexer com a terra produz alívio da ansiedade.

6. Os alimentos que a natureza nos proporciona estão intimamente relacionados com a nossa saúde. O que você tem comido durante o seu dia? Sua alimentação se aproxima mais daquilo que é natural ou do que é artificialmente produzido? Prefira alimentos mais naturais e saudáveis possíveis. É preferível que o café-da-manhã seja farto; o almoço moderado, e a refeição da noite mais leve e que seja feita em torno de 2 ou 3 horas antes de dormir a fim de não prejudicar o sono. Não petisque entre as refeições a fim de não sobrecarregar o organismo com repetidas ingestões e digestões, sem dar tempo ao organismo para descansar. Coma bastante frutas, legumes e verduras, além de nozes, sementes e feijões. Evite alimentos de origem animal e gordurosos, normalmente “produzidos” e não naturalmente colhidos.

A escolha é sua quanto a se utilizar dos benefícios que a natureza nos oferece para a sua saúde física e mental. O que você incluirá em seu dia, hoje?

por Thais Souza.
http://novotempo.com/radio/2011/03/14/codigo-abertonatureza-como-fonte-de-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário