Eu, Você e Deus

sábado, 3 de março de 2012

A Pesca está aberta!


Eu vos farei pescadores de homens (Mt 4,19)



“Findou a época de ‘Defeso’ ou ‘Piracema’, época do ano em que a pesca é restringida para a reprodução das espécies de nossos rios. A época de defeso varia entre novembro a fevereiro, período em que as espécies de peixes se reproduzem.
A polícia ambiental fiscaliza com ações sistemáticas, visando coibir a pesca ilegal durante a piracema. No período do defeso a pesca profissional e amadora, embarcada ou desembarcada, só pode ser feita com linha de mão ou vara, linha e anzol, limitando-se a um desses apetrechos por pescador. Portanto, para o pescador profissional fica proibido o uso de redes e espinheis e o amador não poderá utilizar molinete ou carretilha. É sempre importante lembrar que para pescar, transportar o material de pesca e o pescado é obrigatório ter a licença emitida pelo órgão competente. No caso da pesca amadora, é necessária a carteira de pesca, que pode ser obtida nas unidades de atendimento do IEF em todo o estado ou pelo site. A carteira deve ser renovada anualmente.”


O encontro de Jesus com seus primeiros discípulos, os pescadores André, Simão Tiago e João, e traduzia o que muito provavelmente aconteceu naquele dia. Os pescadores encerravam seu trabalho, quando Jesus se aproxima e lhes convida a segui-Lo.
O que aconteceu àqueles homens que imediatamente largaram tudo e seguiram Jesus é algo que somente quem já experimentou no coração a força transformadora do encontro com Cristo é capaz de entender. À primeira vista, pode parecer loucura largar toda uma vida e seguir a um homem que não conheciam, porém a certeza de que aquele era o Homem, fez com que tudo o mais passasse a não ter importância.
É romântico pensar que daquele encontro em diante, todas as responsabilidades dos pescadores desapareceram ou que eles deixaram de se perturbar com problemas menores, ou, ainda, que abandonaram suas famílias. Provavelmente isto não ocorreu. Passaram a seguir Jesus, sim, mas o que deixaram para trás foi uma vida sem sentido, vazia, sem certezas. A partir do encontro com o Senhor, os dias daqueles homens passaram a ser cheios de sabedoria e entendimento, suas horas começaram a ser dedicadas aos outros e, certamente, essa transformação contagiou àqueles que lhes eram próximos.
André, Simão, Tiago e João acreditaram que havia um projeto maior para cada um deles. Acreditaram que Deus queria mais para o seu povo. Acreditaram que a vida era para ser vivida em abundância e não ao sofrimento a que eram submetidos. André, Simão, Tiago e João pode ser cada um de nós, hoje, desde que saibamos reconhecer quando o Senhor nos encontra e nos chama; desde que estejamos atentos e prontos a responder “sim”.
E o convite que Jesus nos faz hoje é a mesma que fez à beira do lago: “Venha ser pescador (a) de homens! Vem comigo construir o reino! Vem encher a sua vida de sentido! Vem viver abundantemente!” Que a nossa resposta possa ser a mesma daqueles simples pescadores: eles imediatamente largaram as redes e o seguiram. (Mt 4, 20)




FONTE: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=5293&cod_canal=30
http://www.pescaevolution.com/2011/10/piracema-20112012.html
http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/230-fim-do-periodo-da-piracema-nao-elimina-restricoes-da-pesca
com imagens obtidas em pesquisa via Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário